Turismo e Pontos Turísticos – Guarujá | SP

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

O Turismo no Guarujá vem crescendo diariamente, a cidade tem belíssimas praias cercadas de muita vegetação, oferece também muitas atrações além de um grande acervo histórico cultural.

Tudo vai depender do seu roteiro e da sua disposição.



Está programando seu roteiro? Já sabe onde ir e o que fazer no Guarujá?

Então vamos te ajudar bastante com este artigo.

Turismo e Pontos Turísticos no Guarujá – SP

A cidade do Guarujá compõe a lista das mais belas praias do litoral sul paulista.

Atendendo e encantando todos os tipos de viajantes que passam por lá.

Entre as 27 praias, você vai encontrar praias agitadas e com muitos banhistas como a Praia da Enseada e a Praia das Pitangueiras. Além das mais lindas praias desertas do Guarujá, que entre elas estão: Praia do Iporanga, das Conchas e a Prainha Branca, por exemplo.

Já a Praia do Tombo é a única do litoral de São Paulo que possui o certificado Bandeira Azul(certificado que atesta a balneabilidade da água), além de ser palco de Campeonatos nacionais e internacionais de Surf. Como em 2017, sediou o Campeonato Mundial da Fico, comemorando com os melhores surfistas 30 anos da Marca.

Além de belíssimas praias você vai encontrar também Trilhas ecológicas, Fortes, Fortalezas e Mirantes, monumentos históricos e culturais, ruínas e muito mais.

Na Praia de Pernambuco tem uma casa noturna que realiza shows durante o ano. Ao lado do Hotel Sofitel Jequitimar, que também sedia eventos nas suas áreas de convivência e também a beira mar. Na estrada que dá acesso a Praia de São Pedro, está a balada Café de La Musique e na Praia do Éden fica uma outra que se chama Viva la Vie que também fazem diversos shows e eventos ao longo do ano no Guarujá.



A cidade é muito requisitada não só por suas praias lindas, anualmente é realizado o tradicional Festival Gastronômico do Guarujá. Onde inúmeros restaurantes resgatam a gastronomia e fortalecem o Turismo da cidade.

Na Praia da Enseada você vai encontrar um excelente passeio para a sua viagem com as crianças ou até mesmo em família, que é a visita ao Aquário do Guarujá – Acqua Mundo que possui várias atrações da fauna marinha.

O Que fazer: Ecoturismo no Guarujá

Para quem curte uma aventura radical e muita natureza, tem diversos pontos e opções para praticar Ecoturismo no Guarujá.

Como a famosa Trilha do Conde, um sítio arqueológico de propriedade particular, na Serra do Guararu e o acesso fica na estrada Guarujá/Bertioga. Permite esportes radicais como: Tirolesa e Rapel e também muito contato com a natureza.

Turismo Birdwatching em Guarujá

Avistar pássaros de espécies raras durante a sua viagem é tão provável, que muitos turistas buscam praticar o Turismo Birdwatching em Guarujá.

São belíssimas aves que habitam a Serra do Guararu, no Condomínio Iporanga também é possível realizar birdwatching e outras aventuras de ecoturismo.

Trilhas, Fortes e Fortalezas em Guarujá

As atrações e os pontos turísticos que estão em meio a Mata Atlântica encantam os amantes da natureza.

Com muita história e cultura, no Guarujá além das Trilhas na Serra do Guararu, como a que dá acesso a Prainha Branca e a Praia Preta e também o acesso às ruínas, você vai encontrar fortes e fortalezas que vamos descrever a seguir, para você incluir no seu roteiro de viagem.

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande

A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, ou Forte da Barra Grande como também é conhecido, fica localizado na estrada do bairro de Santa Cruz dos Navegantes, próximo a Praia do Góes. O acesso pode ser feito por trilha ou por Barco, que sai da Ponta da Praia na cidade de Santos.

A Fortaleza é um monumento tombado e em parceria com a UniSantos (Universidade Católica de Santos) foi restaurada. As visitas são monitoradas e agendadas pela Unisantos/ NECOM (Núcleo de Extensão Comunitária).

Fortaleza do Itapema

Localizada em Vicente de Carvalho, a Fortaleza do Itapema é uma mais antigas construções do Brasil. Desenvolvida a séculos atrás para proteger o Porto de Santos, hoje está sob cuidados da Alfândega de Santos e só possível apreciar a Fortaleza de longe, através de passeios marítimos.



Forte dos Andradas – Guarujá

De uma beleza exuberante, o Forte dos Andradas fica localizado no Morro do Monduba, com vista para as praias do Guarujá e para a Baía da Cidade de Santos, é considerado uma grande atração turística do Guarujá. Foi o último forte a ser construído no Brasil.

A visitação é monitorada por um guia do forte, aos finais de semana e feriados. O Forte dos Andradas é mantido pela 1ª Brigada da Artilharia Antiaérea.

Forte São Luiz

Conhecido também como Forte de São Felipe ou Forte de Pedra, tem o acesso através da trilha da Prainha Branca, na mata fechada. O Forte São Luiz fica na Ponta da Baleia e hoje restam suas muralhas tombadas pelo IPHAN. Sendo possível apenas contemplá-lo junto com a natureza e conhecer a sua riquíssima história.

Pavilhão Carro Fúnebre de Santos Dumont

O Pavilhão da Avenida Puglisi, onde ficava exposto o carro Fúnebre, que carregou o pai da aviação Santos Dumont, por muito tempo teve visitação gratuita e livre.

Hoje essa relíquia de carro, da marca Chevrolet se encontra reservada para compor um acervo da Base Aérea, em homenagem a Santos Dumont.

**EX: Descrição(legenda) foto: Chevrolet Ramona de 1929 (Motor 6 cilindros, feito com 70% de madeira)

Pavilhão da Maria Fumaça


Pavillhao Maria Fumaça no Guarujá

A locomotiva centenária Maria Fumaça, foi um dos únicos meios de transportes para os turistas que visitavam as belezas e as praias do Guarujá, em meados de 1893.

No cruzamento da Avenida Leomil com a Puglisi, no centro da cidade do Guarujá fica localizado o Pavilhão da Maria Fumaça, que atualmente pode ser visitado de Terça a Domingo das 09h às 17h, gratuitamente.





O Que fazer: Mirantes e para Visitar em Guarujá

São vários os pontos turísticos que facilitam a escolha do que fazer, durante a sua viagem.

Para quem gosta de vista panorâmica de belíssimas praias, os mirantes são excelentes opções para visitar em Guarujá.

Além das as lindas praias da cidade, você pode conferir os seguintes Mirantes:

Mirante do Morro da Campina (Morro do Maluf)

Com uma linda vista panorâmica da Praia da Enseada, o Mirante do Morro da Campina, também conhecido como Morro do Maluf, fica localizado entre a Enseada e a praia das Pitangueiras.

Voar de Parapente e descer de Rappel estão entre as atividades de ecoturismo que você pode fazer por lá, além de apreciar a belíssima paisagem do mirante.