As Praias de Ubatuba – SP

Encante-se com as praias de Ubatuba e as Belezas do Litoral Norte – SP!
Localizada no litoral norte de São Paulo com aproximadamente 230 Km de distância da capital, Ubatuba está bem próxima da belíssima cidade de Paraty, por fazer divisa com o estado do Rio de Janeiro. Com suas Praias paradisíacas, Ubatuba encanta todos que visitam a região.

As praias de Ubatuba compõem o território da chamada Costa Verde, região cercada e preservada da Mata Atlântica, que concentra 30% das aves brasileiras e 5% dos pássaros do planeta.
Sendo assim na cidade de Ubatuba a prática de birdwatching(observação de pássaros) é muito procurada nacional e internacionalmente.



Com mar de águas cristalinas e altas ondas, as praias de Ubatuba atraem muitos turistas e surfistas ao longo do ano todo.

São aproximadamente 100 Km de costa com todos os tipos de estruturas que você possa imaginar.

Preparamos uma lista com as melhores praias de Ubatuba e informações úteis para você incluir no seu roteiro de visitas.

Listas com as Melhores Praias de Ubatuba – SP

Com 102 praias e 20 ilhas de belezas indescritíveis que atendem todos os gostos e estilos, fica praticamente impossível listar quais são as Melhores Praias de Ubatuba.

Separamos uma lista com as principais e mais procuradas Praias de Ubatuba, escolha a que irá fazer parte do seu roteiro, prepare as malas e #PARTIU Litoral Norte de SP.

Praia das Toninhas – Ubatuba

A Praia das Toninhas em Ubatuba é dotada de uma beleza incrível, com um mar transparente, cercada de vegetação e com acesso de nível fácil próximo da praia. Não é muito extensa e costuma ser muito movimentada durante o verão.

Muito procurada o ano todo, a Praia das Toninhas por estar próxima do centro da cidade de Ubatuba e ter uma excelente infraestrutura para o turismo.

Por lá é possível encontrar quiosques, bares e restaurantes. a praia das Toninhas está localizada na região da praia Grande, Praia do Tenório, Praia da Enseada e a Praia de Santa Rita, que são belíssimas também e vale a pena conhecer.



Para quem curte o surf, body board e o SUP surf, o canto esquerdo da Praia das Toninhas é o lugar ideal. E no canto direito quem domina são aqueles que curtem ficar à beira mar além de famílias com crianças e banhistas.

As vagas para estacionar estão disponíveis em estacionamentos privados ou zona azul. Na Praia das Toninhas você vai encontrar diversos tipos de hospedagens como: hotéis, pousadas, albergues e casa de locação para temporada/veraneio.

Praia do Português – Ubatuba

A Praia do Português – Ubatuba, é um pequeno pedaço de paraíso e calmaria. Está localizada a partir da Praia do Félix, o acesso se dá por uma pequena trilha rochosa a partir do lado direito da Praia. Só é preciso se atentar com a maré, pois a medida que ela sobe, o acesso a Praia do Português é bloqueado.

Também conhecida como Prainha do Félix, a praia do Português tem apenas 30 metros de extensão, como uma piscina salgada de águas cristalinas, a prática de mergulho livre é muito bem vinda no canto direito. Um mar de tombo e de areia amarelada, cercada de vegetação. Sem nenhum tipo de infraestrutura de quiosques e/ou comércio ambulante.

Mais frequentada pelos jovens e com acesso considerado difícil para crianças e idosos, a praia do Português reúne atrações como: remar de SUP e caiaque, uma visita a Praia das Conchas, além da cachoeira do Prumirim, entre outras belezas do norte de Ubatuba.

Se busca por hospedagem como: hotéis, pousadas, casas para locação de temporada, na praia do Português você não vai encontrar. Somente na praia de Itamambuca ou na própria Praia do Félix. Já campings você encontra também na Praia de Itamambuca, na praia da Puruba e Praia de Ubatumirim.

Para estacionar na praia do Português em Ubatuba, você tem duas opções: zona azul e/ou estacionamento privado, ambos na Praia do Félix.

Praia da Fortaleza – Ubatuba

A Praia da Fortaleza é uma pequena bela praia de águas claras e calmas, com larga faixa de areia batida. Um ótimo lugar para relaxar. As ondas se concentram apenas na região central.

Do lado direito na baixa maré, um aquário natural com cardumes de peixes dourados encantam a criançada.

E a prática de snorkeling (mergulho em águas rasas) é realizada a partir uma trilha de 50 m pela costeira, no canto direito da praia da Fortaleza, uma piscina natural chamada de Prainha da Fortaleza.

O acesso se dá a partir da Praia Dura/Praia do Costa/ Praia Vermelha do SUL, em uma estrada simples e asfaltada, com alguns buracos, entre subidas e descidas e muitas curvas, o percurso dura aproximadamente 8 Km e tem uma vista paradisíaca.

Através de trilhas a partir da Praia da Fortaleza é possível ter acesso a várias praias de belezas exuberantes como: a Praia Brava da Fortaleza, A Praia do Cedro e Praia do Bonete, além do Pontão da Fortaleza.

Na orla praia de Fortaleza você vai encontrar poucos comércios e algumas opções de hospedagem como hotéis e pousadas . Além de casas de veraneio, para locação de temporada. Os estacionamentos são privados e pagos, alguns com ducha.

Praia da Almada

A praia da Almada é um pedaço do paraíso de águas rasas e claras, da região norte de Ubatuba. É acessível por um percurso de 4 Km, em uma estrada asfaltada estreita, íngreme e esburacada. Estaciona-se já próximo a faixa da areia no caso de vagas públicas, ou em estacionamentos privados.

O mar calmo da praia da Almada, é muito aconchegante para as viagens com crianças e também para os iniciantes na prática de Stand UP Paddle e caiaque. Além de ser classificada uma das melhores praias de Ubatuba para famílias. Cercada por uma vegetação incrível oferece um clima romântico, atraindo muitos casais para a região norte de Ubatuba.

Alguns quiosques e restaurantes estão espalhados na orla da Praia da Almada, que sedia anualmente em julho, o festival do Camarão.

Caminhando pelo lado esquerdo da Praia da Almada chega-se na Praia do Engenho e na Praia Laço da Cavala. E na Praia do Engenho tem uma trilha para a Praia Brava da Almada. Sentido centro a praia da Almada está próxima das praias mais populares como: Praia do Estaleiro, Praia do Ubatumirim, Praia da Puruba, Praia Justa e a Praia do Prumirim. E no sentido Paraty a proximidade é da praia do Engenho, da Praia da Fazenda e da Praia de Picinguaba.

Você não vai encontrar hotéis e nem pousadas. Somente algumas casas de locação para temporada.

Praia Domingas Dias – Ubatuba

A praia Domingas Dias é parada obrigatória para a sua viagem ao litoral norte de SP. Um mar transparente e sem ondas é um verdadeiro paraíso para as viagens em família e com as crianças.

O acesso se dá pelo condomínio Pedra Verde, na praia do Lázaro. A praia Domingas Dias tem 400 metros de areias macias e águas cristalinas, boa para a prática do mergulho livre e também para banhistas. Na temporada o estacionamento dentro do condomínio é com sistema zona azul.

A região é formada por: a praia Domingas Dias, a Praia do Lázaro e a Praia da Sununga.
Com vasta opções de restaurantes, bares e outros comércios, além de diversos meios de hospedagem como: hotéis e pousadas.

Praia do Felix

A praia do Felix, é uma das queridinhas e faz parte da lista de melhores praias de Ubatuba, assim classificada pelos viajantes. O acesso se dá por um condomínio onde é possível encontrar algumas casas para locação de temporada e para estacionar nas vagas da rua, basta aderir ao sistema zona azul.

Com um mar que se divide para agradar à todos, do lado direito se forma quase que uma piscina natural com areia bem branquinha. Ideal também para quem gosta de mergulhar com snorkel ou para um passeio de Stand UP Paddle. Já do lado esquerdo as ondas arrebentam com força, atraindo assim a galera do surfe para o paraíso chamado praia do Félix.

Com apenas um comércio na orla, barraquinhas e estacionamentos que oferecem refeições, bebidas e duchas. Embora a maioria funciona somente no Verão ou em dias de Sol. A partir da Praia do Félix em Ubatuba, é possível acessar também a praia do Português e a praia das Conchas.

Praia do Prumirim em Ubatuba

A linda praia do Prumurim é acessada através de um condomínio e se cortado por trilha é possível acessar a praia do Léo. E o estacionamento fica próximo a praia.

Com um mar de tombo, águas cristalinas e areia fofa, a Praia do Prumurim tem quiosques na sua orla. Atraindo diferentes públicos, com o canto esquerdo de ondas agitadas atrai surfistas para a prática do surf.

A partir da praia do Prumirim, em um incrível passeio de barco é possível chegar na paradisíaca Ilha de Prumirim, vale a visita. E no sertão da Praia de Prumurim está situada a aldeia Guarani, com acesso por trilha e visitação controlada. E não se esqueça de conhecer também a cachoeira do Prumirim, que deságua no canto esquerdo da praia.

Na direção do centro a praia do Prumirim está próxima da praia do Félix, Praia de Itamambuca e a Praia Vermelha do Norte. Já no sentido Paraty a proximidade é da Praia da Puruba, da praia Ubatumirim e da praia do Estaleiro.

No condomínio onde está a praia de Prumirim é possível encontrar casas disponíveis para locação de temporada, além de hotéis, pousadas e camping.

Praia do Lazaro – Ubatuba

A praia do Lazaro em Ubatuba SP, muito famosa pelo seu belíssimo pôr do sol com vista privilegiada para o Pico do Corcovado. O acesso recentemente limitado, acontece através das ruas de terra do condomínio Pedra Verde. Os estacionamentos disponíveis são do sistema zona azul.

A disputada faixa de areia da Praia do Lazaro concentra muitas famílias e crianças, por ter um mar calmo e de águas claras, muita sombra, além de quiosques, ambulantes e agências de passeios. Portanto não deixe de conhecer o Pier do Saco da Ribeira, a Gruta que chora, a Praia das Sete Fontes e a Ilha Anchieta.

Remar de SUP e caiaque, Snorkeling é possível no canto esquerdo da Praia do Lázaro, além de dar acesso à Praia da Sununga. E no canto direito o acesso é para Praia Domingas Dias. A praia do Lazaro também fica próxima da Praia de Santa Rita e a Praia do Flamengo.

Por lá é possível encontrar diversas opções de hospedagem, incluindo casas para a locação de temporada e também uma requintada e saborosa gastronomia.

Praia Santa Rita – Ubatuba

A praia da Santa Rita – Ubatuba, é uma pequena piscina natural transparente de água salgada. Está localizada em um condomínio com acesso através de uma trilha fácil ou você pode acessar por trilha a partir da praia do Perequê Mirim ou da Praia da Enseada.

É possível estacionar o carro próximo a praia. Se gostar de Stand Up, não perca tempo para remar no mar da praia Santa Rita – Ubatuba.

Excelente para banhistas, mergulhadores e famílias com crianças , a Praia Santa Rita em Ubatuba não conta com quiosques e comércio ambulante, em sua areia escura.

A piscina azul da praia Santa Rita na cidade de Ubatuba – SP é muito movimentada durante alta temporada, por ser pequena acaba ficando super lotada.

Famosa também pela Pedra do Sino, a praia Santa Rita em Ubatuba conta com alguns hotéis, pousadas e casa para locação de temporada.

Praia da Enseada – Ubatuba

A Praia da Enseada em Ubatuba tem uma ótima localização, bem próxima ao centro. Entre as praias do Perequê Mirim e a Praia das Toninhas. Com uma grande infraestrutura para atender a todos que passam por lá, pois na alta temporada ela fica lotada.

Com excelente e extensa faixa de areia para caminhada, Praia da Enseada atrai também os interessados em esportes náuticos como: a prática de vela e o Windsurf.

A partir da praia da Enseada em uma ponta é possível acessar através da trilha da Ponta da espiã, a Prainha da Enseada, a praia de Fora, entre outras e finaliza na praia do Godói ou Tapiá. E Na outra ponta fica um belíssimo Mirante com vista para o Pico do Corcovado.
Alguns acessos devem ser feitos com o acompanhamento de monitores.

Na praia da Enseada além de variedades de opções de hospedagem e casas para locação por temporada, é possível encontrar passeios de escunas com diversos roteiros, aproveite!

Só é preciso se atentar com a qualidade da água da praia da Enseada, que é imprópria para banho em alguns períodos do ano, conforme às normas da CETESB.

Praia Grande de Ubatuba

A Praia Grande – Ubatuba é pura badalação, com uma localização privilegiada por estar próxima ao centro da cidade de Ubatuba e também da Praia do Itaguá, que garantem a diversão de dia e de noite.

Para estacionar na Praia Grande em Ubatuba, tem duas opções: estacionamento privado ou sistema zona azul.

A Praia Grande de Ubatuba é muito frequentada por jovens, famílias, surfistas e sobretudo por quem gosta de agitação. Com uma estrutura comercial completa na sua larga e extensa faixa de areia.

As ondas do lado esquerdo da Praia Grande atraem os surfistas e também a galera que pratica bodyboard e Stand UP.

Entre Praia do Tenório e a Praia das Toninhas, a praia Grande em Ubatuba está próxima também da praia da Enseada e da Praia Vermelha do Centro.

Na região encontra muitas opções de hospedagens como: hotel, pousada e casa para locação de temporada.